Serviço
Residencial
O sistema Split individual é composto por duas unidades, sendo a interna chamada de evaporadora e a externa nomeada como condensadora, ambas formando um circuito único de climatização.
O Split tem grande aplicação em obras residenciais de pequeno e médio porte e é ideal para quem busca um melhor custo-benefício ou necessita climatizar poucos ambientes. Esse sistema é segmentado em diferentes modelos de evaporadora, conforme descrito abaixo:
HI WALL
O modelo Hi Wall é o mais popular do mercado atualmente e é instalado sobre a parede. Seu insuflamento é feito através de aletas basculantes em sentido único e compreende capacidades entre 9.000 btu/h e 36.000 btu/h.
Cassete 4 vias
O modelo Cassete 4 vias é muito utilizado em salas residenciais com pé direito duplo, pois possui alto nível de vazão suprindo o grande volume de ar requerido do ambiente. Além disso, tem ampla aplicação em obras comerciais leves, como: padarias, lojas, mercados e auditórios. Ele possui ótima distribuição de ar, resultante das quatro aletas de insuflamento existentes e compreende capacidades entre 18.000 btu/h e 60.000 btu/h.
Piso teto
O modelo Piso teto é empregado em obras comerciais que necessitam de altos níveis de circulação de ar com pé direitos elevados e alto índice de pessoas, como: Lojas, Igrejas, Cinemas e auditórios. O equipamento possui insuflamento em sentido único com alcances de até 12m e compreende capacidades entre 18.000 btu/h e 60.000 btu/h.
Duto
O modelo duto é o mais abrangente entre todos apresentados anteriormente, pois pode ser aplicado em obras residenciais, comerciais leves e pesadas. O insuflamento do equipamento é feito através de condutos acoplados a grelhas ou difusores direto no forro ou parede, tornando a distribuição de ar mais uniforme e consequentemente com maior eficiência térmica. É o modelo com melhor aplicação técnica. Compreende capacidades entre 18.000 btu/h e 60.000 btu/h.
Multi Split
O Multi Split é um sistema centralizado de condicionamento de ar que possibilita a climatização de múltiplos ambientes simultaneamente, os quais podem ser conectados a uma única unidade externa (condensadora).
O sistema abrange os principais modelos de evaporadora existentes no mercado atualmente, como Hi Wall, Cassete de 1 via, Cassete de 4 vias e até mesmo sistemas de distribuição por dutos. Sua principal aplicação se dá em obras que possuem espaços limitados para instalação da condensadora como, por exemplo, apartamentos residenciais e prédios comerciais. Além disso, pode trazer uma economia energética de até 40% em comparação aos sistemas individuais, pois utiliza um único compressor que fornece fluido para todas as evaporadoras interligadas a ele.
Este sistema revolucionou o conceito das instalações de ar-condicionado, trazendo soluções reais e econômicas ao consumidor.
Mini VRF
O Mini VRF é um sistema de condicionamento de ar centralizado que oferece maiores possibilidades de instalação. Em comparação ao sistema Multi Split, o Mini VRF apresenta um range maior de capacidade nas unidades externas (4 à 12HP), o que permite climatizar mais ambientes através de uma única unidade externa. Além disso, o sistema promove variados modelos de unidades internas, como: Cassete 1V, Cassete 4V, Cassete 2V, Hi Wall, Piso Teto, Dutos simples e Dutos com captação de ar externo. A principal vantagem do Mini VRF é a geometria compacta, ocupando uma área menor de instalação, se tornando ideal para projetos em edificações menores. Ainda, devido à tecnologia embarcada, é possível obter automatização de todo o sistema através de controles centrais ou via celular (Wi-fi), ou até mesmo abertura de linguagem modbus para integração com automações diversas (lâmpadas, cortinas, tvs e etc). Oferece excelente custo x benefício, manutenção fácil, operação estável e mais economia, podendo chegar até a 40% em relação aos demais sistemas.
Comerciais Leves
VRF
O sistema VRF apresenta o mesmo princípio dos Mini VRFs em relação à tecnologia, economia e automatização, porém, compreende capacidades maiores que podem chegar até a 30HP num único módulo. Possibilita que as unidades externas se combinem, formando módulos maiores de até 90HP. A principal aplicação deste sistema se dá em obras de grande porte, como: hospitais, prédios comerciais, galpões e lojas de grande porte. O sistema apresenta opções renováveis em relação a reaproveitamento de energia, como a tecnologia Heat Recovery que utiliza o calor dispensado das condensadoras para aquecimento de água (Piscinas, chuveiros, torneiras etc.), tornando o sistema extremamente eficiente e econômico.
Duto (Built-In)
O modelo duto é o mais abrangente entre todos apresentados anteriormente, pois pode ser aplicado em obras residenciais, comerciais leves e pesadas. O insuflamento do equipamento é feito através de condutos acoplados a grelhas ou difusores direto no forro ou parede, tornando a distribuição de ar mais uniforme e consequentemente com maior eficiência térmica. É o modelo com melhor aplicação técnica. Compreende capacidades entre 18.000 btu/h e 60.000 btu/h.
Comerciais Pesados
Splitão
O Splitão é um sistema unitário que compreende uma unidade externa (condensadora) e uma unidade interna (Evaporadora), sendo conceitualmente semelhante ao sistema Split padrão. Porém, possui capacidades maiores atendendo a obras de médio e grande porte. Neste sistema a insuflação do ar é central e unicamente distribuída através de dutos em chapa de aço ou MPU. É normalmente empregado em supermercados, Lojas, Restaurantes e Bancos.
Self Contained
Os equipamentos tipo Self Contained são caracterizados pelo modelo construtivo do sistema de condensação e evaporação, sendo eles alocados num único gabinete. A condensação do sistema é feita utilizando água como fluído de troca (trocador contracorrente) e uma torre de arrefecimento para tratamento da água. São aplicados em ambientes com espaço compacto e que haja fornecimento central de água de condensação.
Fancolete / Fan Coil
Os Fancoletes e Fan Coils são trocadores de calor que utilizam água como fluído de troca, sendo o sistema alimentado por uma central de água gelada chamada Chiller, a qual utiliza fluídos refrigerantes HCFC’s. Além disso, existem torres de arrefecimento responsáveis pelo tratamento da água que circula na serpentina do trocador de calor (Fancolete ou Fan Coils).
Os trocadores tipo Fancolete possuem variados modelos, igualmente aos sistemas convencionais, tais como Hi Wall, Cassete 4V, Piso Teto e Duto, compreendendo capacidades que variam de 9.000 btu/h a 50.000 btu/h. Em contrapartida, os trocadores tipo Fan Coil abrangem capacidades maiores e trabalham exclusivamente com insuflação através de dutos, atendendo obras de grande porte.
(47) 99907-5979